regras
& mais

prevenir para não remediar

As regras da Positiv

Após inúmeras experiências, nós compilamos uma lista de regras e normas para o melhor aproveitamento do evento.

Essa lista é extensiva e está sempre em crescimento. Há quem reclame que ela é longa e burocrática... essas pessoas são, na maioria das vezes, quem se beneficia com a falta de regras.

Aqui, regras sociais de flerte se desmontam, e comportamentos provenientes de outras culturas "liberais" (como por exemplo casas de swing) não são aceitos. Todes estão em uma vivência coletiva e todes são responsabilizados pelo sucesso dela.

🚨Nenhuma pessoa é obrigada a nada

“Você não é todo mundo”, já dizia minha mãe.

Se você não quiser conversar, não converse. Se não quiser mandar nude, não mande. Se não quiser andar pelade no evento, não ande. Se não quiser comer os deliciosos quitutes que todo mundo vai levar, o azar é seu, porém não coma.

Ninguém é obrigade a NADA.

(exceto beber água e se apresentar no grupo, claro)

🤫Você NÃO fala sobre quem vai à Positiv

Acreditamos em manter a privacidade e direito de sigilo de todas as pessoas envolvidas, portanto NÃO comentaremos a respeito das pessoas que conhecemos no evento ou no grupo. Algumas pessoas tem empregos, relações familiares ou imagens públicas que podem ser afetadas negativamente se sua presença nos eventos for revelada.

Lembre-se sempre:

Trate todas as pessoas com respeito e cuidado. Elus estão ali para se divertirem, assim como você, e têm vivências e prioridades que podem ser diferentes das suas.

👍Apenas SIM é SIM

Se você quiser interagir com alguém com qualquer ação que não seja uma simples conversa, deve perguntar antes, e deve ouvir um claro sim. "Talvez" não é sim. Silêncio não é sim. Apenas a palavra "sim", em claro e bom tom, é um sinal positivo de consentimento.

Ficou na dúvida? É não.

Foi um não, que pareceu um sim? É não.

“Ah, já fiquei outras vezes...” é não.

Disse que ficava para depois? é não.

A pessoa consentiu com um beijo, mas pareceu desconfortável? Afaste-se!

A melhor forma para QUALQUER interação no evento é pedir por consentimento. Perguntar não dói.

  • Posso te abraçar?
  • Posso te beijar?
  • Quer ir para um lugar mais privado?
  • Posso observar vocês?
  • Você se importa se eu ficar aqui?

💪Cultive o poder de consentimento

Em nossos eventos todo mundo pode tomar uma cervejinha ou fumar um cigarrinho, mas se a gente perceber que você passou do nível, vamos te retirar do evento.

Temos o consentimento como regra principal para qualquer interação, seja uma conversa, um beijo, ou uma transa. Nossa equipe vai parar qualquer atividade que suspeitar não estar sendo consentida, e vai focar em manter a energia de que tudo o que acontece é seguro e confiável.

Aliás, no grupo do evento no Whatsapp o consentimento também é obrigatório. Quem chama outra pessoa no privado sem pedir em público, no grupo aberto, é advertida imediatamente e, se reincidir, é expulsa.

😷Camisinha sempre (e exames atualizados)

A camisinha é obrigatória e não tem conversa — qualquer problema com essa regra pode incorrer em ações legais (isso, polícia te levando seminu do motel porque você tirou a camisinha durante a transa).

A gente sempre pede para que casais usem camisinha mesmo se transem sem em casa, porém quase nunca os casais o fazem, então a gente mudou o pedido: se você vir qualquer um transando sem camisinha, pare o ato e pergunte se ele é consensual — assim todo mundo fica tranquilo que não tem ninguém sendo enganade na hora H e que não haja desentendidos.

Recomendamos o uso de luvas (ou camisinhas) para interações que envolvam mãos, e dental dams ou camisinhas cortadas para sexo oral.

Ah, esperamos que todes possam fazer um exame de ISTs antes do evento — em SP você consegue fazer de graça, rapidinho, pelo SUS. Nós não pedimos exames, porque isso poderia ser discriminatório, mas indicamos que todes façam seus controles regularmente.

🍆Para pessoas com pênis

As vezes a camisinha escapa — sim, aconteceu, acontece, acontecerá.

O que a gente espera de você: pare TUDO o que estiver acontecendo e notifiquem as pessoas ao seu redor do que rolou. É um simples “olha, a camisinha escapou, ela tá aqui, vou colocar aqui do lado e pegar outra”.

Se a camisinha escapou dentro da pessoa, a conduta é a mesma, e vale o reforço na importância de testes de IST e, dependendo do caso, a famosa pílula do dia seguinte.

Acidentes acontecem; o que a gente quer é evitar mal-entendidos ou situações que podem gerar stress (como alguém achar que você tirou a camisinha no meio do sexo, o tal do stealthing, que é CRIME).

Numa suruba, você é tão responsável pelo seu corpo quanto pelos corpos de quem transa.

📸Sem celular e sem fotos

Separamos um local específico para deixarmos as bolsas com celulares dentro. Eles não podem sair desse ambiente.

Usar o celular em qualquer lugar que não seja essa área é EXPRESSAMENTE PROIBIDO.

  • “Ah mas eu quero tirar selfies durante o evento”: não.
  • “Ah mas eu quero fazer umas fotos trepando com meu crush”: não.
  • “Ah mas”: não.

As pessoas participantes devem avisar a administração imediatamente se verem alguém usando o celular em áreas restritas

🤳Fotos no grupo do Whatsapp

No grupo do Whatsapp só são aceitas fotos em modo de visualização única — exceto a foto de apresentação.

As únicas fotos que podem ser compartilhadas são aquelas em que as pessoas participantes estão presentes no grupo. Ou seja: postar uma foto com qualquer pessoa — namorade, artista, parente — que não estiver no grupo é proibido.

Figurinhas pornô são proibidas; outras imagens nesse caráter são permitidas (por exemplo, memes).

🚨Há poucos casos que fogem dessas regras. De qualquer modo, é importante lembrar que quem define os critérios de julgamento são os administradores da Positiv. Por mais que eles tentem sempre trazer os tópicos para discussão coletiva no grupo, a opinião deles é final.

pagamento & reembolso

Nossa política é simples: ao confirmarmos o número de participantes, pedimos o pagamento em até 15 dias antes do evento. Após o pagamento ser efetuado, seu lugar está garantido e você será adicionado no grupo do Whatsapp do evento.

Se você precisar cancelar sua presença, temos regras específicas para reembolso:

  • Mais que 5 dias antes do evento
    • Devolvemos 50% do valor.
    • Os 50% retidos servem como taxa de administração e sinal.
  • 5 dias antes do evento:
    • Não há reembolso.

Lembrando que calculamos a data a partir do pedido de reembolso — não esqueça de nos contatar. Qualquer valor extra doado para vagas sociais não será reembolsado, afinal, ele pode já ter sido usado.

advertência & expulsão

regras

A decisão da advertência ou expulsão é exclusiva da administração da Positiv. Se os administradores decidirem expulsar alguém (em conselho), não é necessária argumentação ou discussão com o resto do grupo — o faremos baseado em experiência, algo difícil de racionalizar.

Cada caso é complexo e deve ser analisado. Existem análises curtas e rápidas — os administradores podem decidir em poucas palavras se um usuário passou dos limites — e outras que tomam horas e até dias.

Atenção: Relacionar-se com pessoas é difícil e questões de cunho pessoal que não apresentem um perigo ou risco para o evento não serão tratados pela administração.

🚨A discussão sobre a expulsão de um membro acontece em privado e nunca deve ser estendida para público. Se o assunto surgir no grupo público, essa regra deve ser repetida — ações como fechar o grupo por algumas horas podem ser tomadas pelos administradores.

critérios

Um usuário será advertido ou expulso se:

Cometer abuso

Verbal, físico, sexual, etc. É necessária séria deliberação dos administradores e colaboradores para definir se o fato acusado pode ser considerado abuso ou não, e sua gravidade.

Existem situações que são incômodas mas não tem a gravidade de um abuso. Por exemplo uma interação complicada, uma discordância em algum assunto, etc. Nesses casos, as pessoas ofendidas devem entrar em contato com a administração para que possamos tomar as medidas cabíveis.

Há casos em que uma ação pode ser punida com advertência privada, pública, ou até expulsão do grupo. Em caráter extra-evento, um usuário pode ter restrição de participar de um ou mais eventos da Positiv (freezer), até mesmo ser banido até segunda ordem.

Lembrando: desafetos pessoais não significam que as pessoas são um risco para o evento toda.

Nos casos em que essa deliberação chegar à conclusão que houve abuso, as consequências serão graves ao máximo alcance da equipe, porém fica a critério da vítima reportar ou não se houve crime.

Importante:

  • Sempre defendemos a identidade de quem narra um acontecimento. Nunca falaremos para nenhum envolvido de onde a informação veio.
  • Racismo, homofobia, transfobia, gordofobia, e outros, serão tratados como abuso.

Quebrar uma regra do grupo

O grupo tem uma série de regras de propósito, e elas foram estabelecidas após várias experiências. Se um usuário quebrar a regra, os administradores vão deliberar sobre a gravidade e tomar a atitude correspondente. Alguns exemplos:

  • O usuário tirou um print do grupo e compartilhou nas redes sociais.
    • Expulsão automática: ele quebrou diretamente uma regra grave do grupo.
  • O usuário entrou em contato com uma pessoa do grupo no privado sem perguntar publicamente antes
    • Advertência privada: essa regra é mais branda que a acima, mas ainda deve ser seguida.
    • Se houver reincidência, expulsão.
  • O usuário enviou uma foto dele com pessoas que não estão no grupo
    • Advertência pública. Expulsão na reincidência.

Não seguir as instruções da administração

Se a administração criar alguma regra espontânea — por conta do momento político ou da presença de participantes (ex. descrição de imagens) — e um usuário não a seguir, ele deve ser advertido. Dependendo da gravidade da nova regra, ele pode ser expulso automaticamente — veja a seção “Regras” desta página.

Freezer

Se uma pessoa cometer algum deslize e for decidido que ela não irá participar de um evento, isso não significa que ela foi banida para sempre.

A Positiv acredita que as pessoas tem o poder de mudar, portanto nos damos a liberdade de dar segundas chances. Evitamos ao máximo o ostracismo e a cultura de cancelamento.

Porém, somos humanos e não temos medidas rígidas de quanto tempo uma pessoa precisa ficar no freezer para mudar, e não podemos ter certeza que elas mudaram de atitude.

Podemos dar segundas-chances, mas ofensas repetidas podem culminar em banimento.

© Positiv 2023

Ao utilizar este website você automaticamente consente com o uso de cookies — Nós armazenamos dados temporariamente para entender o uso de nosso website.